aplicativo da Dataprev para TV digital

Programa permite acesso a serviços da Previdência Social usando apenas o controle remoto

A Dataprev já tem pronto aplicativo de serviços interativos da Previdência Social por meio da TV digital. O programa já foi testado no canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília e pode ser implantado definitivamente após assinatura de termo de cooperação técnica entre os dois órgãos públicos. Pelo aplicativo, os cidadãos podem consultar tabelas de pagamentos de benefícios e de contribuição à Previdência Social, a localização, pelo CEP da residência do usuário, da agência mais próxima e ter acesso ao Twitter do órgão.

Segundo o analista de TI, Marco Munhoz, gestor do projeto “TV Digital – Social” da Dataprev, o próximo passo será o desenvolvimento do agendamento 21 tipos de serviços diferentes da Previdência usando apenas o controle remoto. Atualmente, esse agendamento só pode ser feito pessoalmente ou por ligação telefônica para o número 135, ambos com custos para os usuários. A previsão é de que a nova facilidade esteja em funcionamento a partir de 2012.

O problema para o pleno funcionamento do aplicativo consiste na ainda baixa oferta de aparelhos de televisão e conversores (set-top boxes) com o middleware Ginga embarcado. Além disso, o televisor e o conversor precisam ter acesso à internet, garantindo o canal de retorno para os usuários. “A notícia é de que apenas um milhão de aparelhos com essas especificações foram vendidos até agora”, lamenta Munhoz.

Munhoz acredita que a inclusão da obrigatoriedade da implantação do Ginga no Processo Produtivo Básico (PPB) dos televisores vai acelerar a interatividade na TV digital brasileira. Porém, essa medida ainda aguarda uma decisão do governo. Enquanto isso, os fabricantes resistem em embarcar o middleware, interessados em entrar no mercado de conteúdo por meio de aplicativos próprios.

O sistema da Dataprev foi premiado em dois grande eventos em 2010, no concurso latino-americano de Conteúdo para TV Interativa, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) durante o II Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI / WebMedia 2010) e como melhor produto no concurso de inovação da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET).

O aplicativo da Dataprev é o primeiro desenvolvimento próprio de um órgão público na interatividade. E saiu quase de graça, como afirma Munhoz. Foram feitos investimentos apenas na equipe, formada por Munhoz e mais três integrantes. “Os R$ 200 mil previstos para implantação de um laboratório foram adiados porque usamos a estrutura da EBC”, disse o gestor do projeto.

Fonte: http://www.telesintese.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18287:ja-esta-pronto-aplicativo-da-dataprev-para-tv-digital&catid=13:plantao&Itemid=1126

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: