O Papel da Tecnologia da Informação na reengenharia

Uma das estratégias competitivas mais populares atualmente é a reengenharia de processos empresariais, quase sempre chamada simplesmente de reengenharia. A reengenharia (BPR) é a reformulação fundamental e reestruturação radical dos processos empresariais para obter melhorias drásticas no custo, qualidade, velocidade e atendimento. A BPR combina uma estratégia de promoção da inovação empresarial com uma estratégia de realização de melhorias importantes nos processos empresariais de forma que a empresa possa se tornar uma concorrente mais forte e mais eficaz no mercado.

O retorno potencial da reengenharia é alto, mas também são altos seu nível de risco e perturbação do ambiente organizacional.

O Papel da Tecnologia da Informação

A tecnologia da informação desempenha um papel importante na reengenharia de processos empresariais. A velocidade, a capacidade de processamento das informações e a fácil utilização do hardware, software e das redes de computadores modernos podem aumentar drasticamente a eficiência dos processos empresariais e as comunicações e a colaboração entre as pessoas responsáveis por seu funcionamento e administração.

Melhorando a Qualidade Empresarial

Nenhuma abordagem única para a mudança organizacional é apropriada para todas as circunstâncias. Uma importante investida estratégica é a melhoria contínua da qualidade, popularmente conhecida como gestão da qualidade total (TQM). Antes da TQM, a qualidade era definida como o cumprimento de padrões ou especificações estabelecidos para um produto ou serviço. Os programas estatísticos de controle de qualidade eram usados para medir e corrigir quaisquer desvios em relação aos padrões.

Gestão da Qualidade Total

A qualidade é definida como a consecução ou superação dos requisitos e expectativas dos clientes em relação a um produto ou serviço. Isto pode envolver muitas características e atributos, tais como:

  • Desempenho
  • Confiabilidade
  • Durabilidade
  • Sensibilidade
  • Estética
  • Reputação

A gestão da qualidade total utiliza uma multiplicidade de ferramentas e métodos para buscar o aprimoramento contínuo da qualidade, produtividade, flexibilidade, oportunidade e sensibilidade ao cliente.

De acordo com o guru da qualidade, Richard Schonberger, as empresas que utilizam a TQM estão envolvidas em:

  • Qualidade do produto ou serviço ainda melhor, mais atraente e menos variável.
  • Resposta ainda mais rápida e menos variável – desde o desenho e desenvolvimento, passando pelos canais de fornecimento e vendas, escritórios e fábricas, até o usuário final.
  • Flexibilidade ainda maior no ajuste à mudança nas necessidades de volume e composição por parte dos clientes.
  • Custo ainda menor por meio da melhoria da qualidade, redução da reelaboração e eliminação de desperdício sem valor adicionado.

Tornando-se um Concorrente Ágil:

Agilidade no desempenho competitivo é a capacidade de uma empresa de prosperar em mercados mundiais em rápida transformação e constante fragmentação para produtos e serviços de alta qualidade e desempenho e configurados para o cliente. Uma empresa ágil pode:

  • Obter lucro em mercados com classes amplas de produtos e tempos de vida de modelo curto [short model lifetimes].
  • Processar pedidos em tamanhos de lote arbitrários
  • Oferecer produtos individualizados mantendo, ao mesmo tempo, volumes elevados de produção.

Empresas ágeis dependem muito da tecnologia da informação para:

  • Enriquecer seus clientes com soluções personalizadas para suas necessidades.
  • Cooperar com outras empresas para levar produtos ao mercado da maneira mais rápida e econômica possível.
  • Combinar as estruturas organizacionais múltiplas e flexíveis que utiliza.
  • Aproveitar o impacto competitivo de seu pessoal e dos recursos de informações.

Portanto a  TI é um requisito estratégico para o desenvolvimento e entrega de produtos ágeis. Os sistemas de informação fornecem as informações de que as pessoas necessitam para apoiar operações ágeis, bem como as informações embutidas em produtos e serviços.

 

Até a próxima,

[]´s

Prof. Julio

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: