Por que as empresas precisam da TI

Porque os Sistemas de Informação São Importantes
Entender a administração e o usoresponsável e eficaz dos sistemas de informação é importante para gerentes eoutros trabalhadores do conhecimento  nasociedade de informação global de hoje. Sistemas e tecnologias da informação setornaram um componente vital para o sucesso de empresas e organizações. Ossistemas de informação constituem um campo de estudo essencial em administraçãoe gerenciamento de empresas uma vez que são considerados uma  importante área funcional para as operaçõesdas empresas.
O que Você Precisa Saber
Os usuários finais  precisam saber como os sistemas de informaçãopodem ser empregados com sucesso em um ambiente de negócios. A perguntaimportante para qualquer gerente ou usuário final de uma empresa é: O que vocêprecisa saber para ajudar a gerenciar os recursos de rede, hardware, software,e dados de sua empresa para que eles sejam usados para a empresa alcançar osucesso estratégico?
Um Referencial para os Usuários Finaisdas Empresas
Não se exige que gerentes ou usuáriosfinais de empresas conheçam as tecnologias complexas, conceitos comportamentaisabstratos ou as aplicações especializadas envolvidas no campo dos sistemas deinformação.
Conceitos Básicos– Conceitoscomportamentais, técnicos e administrativos fundamentais sobre os componentes epapéis dos sistemas de informação.
Tecnologias de Informação – Os principais conceitos, avanços equestões gerenciais na informática (hardware, software, redes, gerenciamento debanco de dados e outras tecnologias de processamento de informação).
Aplicações Empresariais– As principaisutilizações dos     sistemas de informaçãopara as operações, administração e vantagem competitiva de um empreendimento,incluindo comércio eletrônico e colaboração, utilizando a Internet, intranets eextranets.
Processos de Desenvolvimento – Como os usuários finais ouespecialistas em informação desenvolvem soluções de sistemas de informação paraproblemas nas empresas utilizando metodologias específicas.
Desafios Gerenciais– Os desafios deadministrar efetiva e eticamente os recursos e estratégias de negóciosenvolvidas na utilização da tecnologa da informação ao nível do usuário e doempreendimento e ao nível global de um negócio.
Recursos e Tecnologias dos Sistemas deInformação:
Um sistema de informação (SI) é umacombinação de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos dedados que coleta, transforma e dissemina informações em uma organização.
Tiposde SI    – Sistemas de informação manuais(papel-e-lápis)
·        Sistemasde informação informais (boca-a-boca)
·        Sistemasde informação formais (procedimentos escritos)
·        Sistemasde informação computadorizados
Os sistemas de informação computadorizados(SI) utilizam hardware, software, redes de telecomunicações, técnicas deadministração de dados computadorizadas e outras formas de tecnologia de informação (TI)para transformarem recursos de dados em produtos de informação. Estes produtosoferecem informações para a tomada de decisão feita pelos gerentes.
A Perspectiva do Usuário Final
Qualquer pessoa que utilize um sistema deinformação (SI) ou a informação que ele produz é um usuário final.
UsuárioFinal – termonormalmente aplicado à maioria dos usuários em uma organização com a exceçãodos especialistas em sistemas deinformação. A maioria dos usuários finais são os trabalhadores do conhecimento,ou seja, as pessoas que passam a maior parte de seu tempo comunicando ecolaborando em equipes e grupos de trabalho e criando, utilizando edistribuindo informação.
Especialistasem SI – Normalmenteincluem analistas de sistemas ou profissionais de programação de computador.
UsuárioFinal            Um gerente, empreendedor ou
Gerencial       profissionalde nível gerencial que pessoalmente usa os sistemas de informação. A maioriados gerentes são usuários finais gerencial
Dimensões Éticas da TI
Como potencial usuário finaladministrativo e trabalhador do conhecimento em uma sociedade globalizada, vocêdeve estar ciente também das responsabilidades éticas geradaspelo uso da TI.
Por exemplo:
·        Quaisusos  poderiam ser consideradosimpróprios, irresponsáveis ou prejudiciais a outros indivíduos ou para asociedade?
·        Qualé o uso correto dos recursos de informação de uma organização?
·        Oque é necessário para ser um usuário final responsável?
·        Comovocê pode se proteger do crime com o uso do computador e outros riscos?
As dimensões éticas de sistemas deinformação tratam de garantir que a TI e os sistemas de informação não sãoutilizados de um modo impróprio ou irresponsável contra outros indivíduos ou asociedade.
Um desafio maior para nossa sociedade deinformação globalizada é gerenciar seus recursos de informação a fim de beneficiartodos os membros da sociedade enquanto ao mesmo tempo cumpre as metasestratégicas de organizações e países. Por exemplo, devemos utilizar ossistemas de informação para descobrirmos um número maior de formas maiseficientes, lucrativas e socialmente responsáveis de utilizar as ofertaslimitadas do mundo de material, energia e outros recursos.
A Perspectiva da Administração deEmpresas
Os sistemas de informação desempenham umpapel vital no sucesso de um empreendimento. Por exemplo, a Internet e as redesinternas de tipo similar, ou intranets,e as redes interorganizacionaisexternas, as chamadas extranets,podem fornecer a infra-estrutura de informação que uma empresa necessita para:
·        Operaçõeseficientes
·        Administraçãoeficaz
·        Vantagemcompetitiva
O sucesso de um sistema de informação não deve sermedido apenas por sua eficiência emtermos de minimização de custos, tempo e uso de recursos de informação. Osucesso também deve ser medido pela eficáciada TI no apoio de uma organização no que se refere a:
·        Estratégiasde negócios;
·        Capacitaçãode seus processos empresariais;
·        Reforçode suas estruturas e cultura organizacionais;
·        Aumentodo valor  do empreendimento em umambiente  de negócios dinâmico.
Para usuários finais gerenciais, a função dos sistemasde informação representa:
·        Uma  área funcional dos negócios que é importantepara o sucesso de uma empresa;
·        Umfator importante que afeta a eficiência operacional, produtividade e moral dosfuncionários e atendimento e satisfação do cliente;
·        Umafonte principal de informação e apoio necessária para promover a decisão eficazdos gerentes;
·        Umingrediente importante no desenvolvimento de produtos e serviços competitivosque conferem à organização uma vantagem estratégica no mercado;
·        Umaparte importante dos recursos de um empreendimento e seu custo de realização denegócios;
·        Umaoportunidade vital, dinâmica e desafiadora de carreira para muitos homens emulheres.
Entretanto, é importante que vocêperceba que a TI e os sistemas de informação podem ser mal administrados e malaplicados, de forma a levar ao fracasso tanto tecnológico como, também, nosnegócios.


Os Papéis Fundamentais dos Sistemasde Informação:
Os sistemas de informação desempenhamtrês papéis vitais em qualquer tipo de organização. Ou seja, eles apoiam umaorganização no que se refere a:
·        Processose operações das empresas
·        Tomadade decisões de seus funcionários e gerentes
·        Estratégiasem busca de vantagem competitiva
Vários desenvolvimentos fundamentaisque causam impacto na utilização  daTI  nos negócios incluem:
·        AInternet e os negócios
·        Empreendimentoconectado à Internet
·        Globalização
·        Reengenhariade processos empresariais
·        Utilizaçãoda TI em busca de vantagem competitiva

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: